Quem Somos

Como começou 

Quem somos e o que queremos

Vamos começar pelo que queremos, já que se trata de uma alternativa importante para os rumos da educação na região de Piracicaba. Queremos uma escola para nossos filhos (e não só para nossos filhos), capaz de conduzi-los a um desenvolvimento real das suas capacidades mais profundas. Queremos permitir que a criança vivencie pelo sentimento e na ação tudo aquilo que aprende depois, intelectualmente. Queremos que cada aluno encontre o espaço onde sua luz possa brilhar, sonhando com as coisas antes de assimilá-las como conhecimento. 

E quem somos? Na verdade, um grupo de voluntários. Só que voluntários da nossa própria escola, que nós mesmos gerimos, através de uma administração moderna, sem fins lucrativos, fundamentada na Antroposofia, baseada em um sólido sistema pedagógico e onde participamos, diretamente, das decisões ligadas ao futuro dos nossos filhos.  O nosso ideal é estender a escola e seus benefícios a um número maior de pessoas, ajudando assim a tornar mais solidário o ensino em Piracicaba. 

Nossa Missão 

“Trabalharemos por uma sociedade mais justa e equilibrada, servindo de exemplo a outras iniciativas, cultivando os valores humanos mais profundos e ajudando a formar, através da Pedagogia Waldorf, adultos livres, criativos, seguros, sensíveis socialmente e capazes de se automotivar para a vida”.

Os Valores que nos unem nesta iniciativa

  • Respeito ao próximo;
  • Respeito à natureza;
  • Simplicidade;
  • Liberdade;
  • Responsabilidade;
  • Humildade;
  • Honestidade;
  • Fraternidade;
  • Criatividade;
  • Alegria;
  • Altruísmo;
  • Espiritualidade;
  • Perseverança;
  • Autenticidade;
  • Saúde;
  • Comprometimento.

Associação

Nosso Histórico

A Orquestra da Escola Rudolf Steiner, em Piracicaba

Em 1998, a Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba, em parceria com a Unimep, decidiu trazer a orquestra da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo para uma apresentação em Piracicaba. Esse acontecimento serviu de ensejo para que as pessoas interessadas na Pedagogia Waldorf começassem a se reunir, em torno de um objetivo comum. A união dessas pessoas deu origem a um grupo de estudos que começou suas atividades numa sala cedida pelo Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, em agosto de 98. O grupo, então, se autodenominou "Grupo em prol da Escola Waldorf em Piracicaba" e estabeleceu a meta de fundar uma associação, com o objetivo de trazer uma Escola Waldorf para Piracicaba. De lá para cá, foram realizados inúmeros eventos e palestras com professores Waldorf e médicos antroposóficos, convidados para a divulgação da Pedagogia na cidade.

Atividades do Grupo em prol da Escola Waldorf de Piracicaba

As atividades do Grupo em prol da Escola Waldorf em Piracicaba se deram de três formas: estudo e divulgação da Pedagogia Waldorf e dos ideais do grupo, vivência da Pedagogia com as crianças e arrecadação de fundos para tornar a escola viável. 

A divulgação e o estudo foram realizados através do Grupo de Estudos da Pedagogia Waldorf que se reunia semanalmente, através de palestras amplamente anunciadas pela mídia escrita e falada; pela confecção e distribuição de folders, venda de livros relacionados à Pedagogia Waldorf e, posteriormente, pela edição bimestral do jornal (O Alecrim). 

A arrecadação de fundos - Iniciada modestamente durante o período de atuação do (Grupo em Prol da Escola Waldorf), com a venda de livros antroposóficos e brinquedos pedagógicos em eventos, palestras e feiras de produtos orgânicos e de artesanato - passou a se realizar, depois, através de contribuições dos associados, com empréstimos dos membros e amigos da Associação, venda periódica de (pizzas), (tortas) e até comercializa ção de roupas e objetos usados - e do Bazar de Natal, realizado tradicionalmente desde 1998, onde peças artesanais confeccionadas pelos pais e professores podem ser adquiridas. 

A vivência se deu nas “oficinas” oferecidas às crianças enquanto seus pais assistiam às palestras; nas Festas de Época, realizadas anualmente, como a Festa da Menina da Lanterna (Junho), a Festa de São Micael (Setembro) e a Festa de Natal (Dezembro); nas Oficinas de Bonecas e Fios e nos Cursos de Música e Euritmia. Todas essas atividades culminaram com a inauguração do Jardim de Infância Alecrim onde, hoje, se realiza a prática diária da Pedagogia e que representou o primeiro passo concreto em direção à Escola Waldorf Novalis, de Ensino Fundamental. 

A Associação Arcanjo Gabriel (AAG) – Atual APN (Associação Pedagógica Novalis). 

Em novembro de 1999 foi fundada a Associação Arcanjo Gabriel, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o no 03.580.848/0001-25, com o objetivo de abrir um Jardim de Infância Waldorf em Piracicaba, no ano de 2000. Para atingir essa meta, os associados se reuniram e levantaram entre si, a título de empréstimo, o capital necessário para a reforma de um imóvel e a manutenção do Jardim no seu primeiro ano de vida. A quitação do empréstimo se deu com eventos organizados pela própria Associação.

Organização

Nossa Estrutura

O Jardim de Infância Alecrim e a Escola Waldorf Novalis não têm dono.  São mantidas pela Associação Pedagógica Novalis que é uma entidade sem fins lucrativos e é administrada conjuntamente por pais, professores, funcionários e amigos.

Área Pedagógica

O Colegiado de Professores é composto por todos os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e é o responsável pelo planejamento e execução do trabalho pedagógico.  O Colegiado como um todo, reúne-se uma vez por semana.  Dentro dele existe a Coordenação Pedagógica que assume a direção pedagógica, zelando pela proposta da escola, pela qualidade de ensino e definindo metas e prioridades pedagógicas.  

Os professores trocam entre si experiências e vivências, estudando estratégias comuns de ações e trabalho.  Dedicam-se também a outras atividades, constituindo comissões que muitas vezes se fundem com outras em que atuam pais e amigos das escolas (como a Comissão de Festas, que organiza as festas de acordo com a programação pedagógica. Cada festa possui um professor como gerente e recebe o auxílio dos pais que se prontificam a colaborar).  Essas comissões não são fixas e existem conforme delas se necessita.  O trabalho artístico e espiritual de um corpo pedagógico Waldorf é algo que sustenta e traz um significado profundo a uma escola.  Os professores que atuam no Jardim Alecrim e na Escola Waldorf Novalis são profundamente comprometidos com o desenvolvimento integral do ser humano. E é assim que eles olharão para o seu filho.

Área Administrativa

Administrativamente, o Jardim de Infância Alecrim e a Escola Waldorf Novalis têm, como toda escola que não é pública, uma entidade civil que a mantém financeiramente e por ela responde jurídica e administrativamente.  É a Associação Pedagógica Novalis – APN - uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que se dedica ao trabalho sócio-educacional e que tem por finalidade manter escolas e outras instituições educacionais ou culturais que se baseiam na pedagogia Waldorf, cujas raízes estão na investigação científico-espiritual do pensador Rudolf Steiner. A sua responsabilidade consiste em prover a estrutura material, financeira e administrativa para o desenvolvimento das metas pedagógicas das Escolas.  Dela fazem parte todos os pais, professores e amigos da escola, comprometidos assim com a existência do Alecrim e da Novalis, associados mediante a contribuição mensal financeira de R$25,00 e que elegem – em assembleia - o Conselho Deliberativo Fiscal e, a Diretoria da Associação, por um período de dois anos. A diretoria se reúne semanalmente e pode ser procurada através de e-mail (administração@novalis.org.br) ou através da secretaria para agendar reuniões quando alguém achar necessário.

Além da Diretoria, a APN conta com diversos grupos ou comissões de trabalho que, assim como aquelas dos professores, se responsabilizam por tarefas indispensáveis ao funcionamento das Escolas.  Essas Comissões também não são fixas e existem de acordo com a necessidade.  

Novalis (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
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