Centenário da Pedagogia e as Abelhas
100 anos de pedagogia Waldorf e o Projeto Ninhos e Floresta
Nascia em setembro de 1919, na Alemanha, a Escola Waldorf Livre de Stuttgart. Revolucionária desde o princípio, a escola Waldorf foi a primeira a colocar na mesma classe meninos e meninas e sempre teve metodologia e currículo inovadores, com atividades artísticas e práticas repletas de sentido.
Para a comemoração de seu centenário, professores do mundo estiveram unidos em torno de um tema comum: o desaparecimento das abelhas, hoje um fato que preocupa muitas pessoas, principalmente onde este já é uma realidade. Diante deste contexto, nos perguntamos “Como podemos cuidar do mundo? Como podemos transformá-lo no mundo que queremos? Foi assim que “Bees & Trees” tornou-se o motivo que uniu as comunidades ligadas a pedagogia Waldorf ao redor do mundo.
Liderado por professores da Escola Waldorf Novalis, o projeto Ninhos e Floresta nasceu como um impulso voltado à proposta do Waldorf 100 – Bees & Trees, através do incentivo ao plantio de plantas melíferas e à construção, instalação e distribuição de ninhos para melíponas, irradiar a partir de si o germe que transforma globalmente, agindo localmente. Espera-se, a partir de suas ações, sensibilizar a sociedade a favor da conservação das abelhas e de uma forma de vida mais harmoniosa com o ambiente onde vivemos.
Este projeto conta com o apoio da ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), e da Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB)
Quer colaborar? Entre em contato conosco: [email protected].
Conheça o projeto na íntegra: